AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO

24-03-2012 16:40
As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão.
 
Vamos primeiramente deixar um texto para que possamos ser norteados para os novos desafios da gestão:


 
“A qualidade social do currículo se expressa no provimento das condições pedagógigo-didáticas que asseguram melhor qualidade cognitiva e operativa das experiências de aprendizagem”. (LIBÂNEO, pg.191, 2008)


Ao ler o texto de Acácia Z. KUENZER, percebemos que além do teor histórico da educação e também do mundo do trabalho, vemos que ela nos leva a comparar como foi no passado, o que é agora e o que teremos para o futuro.

 

A questão da globalização onde a competitividade leva o homem a sempre precisar de mais em tudo, tanto cognitivamente como socialmente. E a pedagogia ela pode e deve trabalhar este lado social, é claro que o texto nos deixa aberto a muitos temas, mas optamos por este, o social.
 
Os trabalhadores de hoje precisam estar aptos a enfrentar situações de problemas e não só isto precisa agir de forma rápida e precisa para resolvê-los.

 
A escola e mais precisamente a gestão deve estar preparada para a formação destes trabalhadores, hábeis e competentes. Servindo-se da qualidade do seu currículo, que deve estar aberto e que haja condições para que o acesso cognitivo e pedagógico-didático seja visando a qualidade social como diz LIBÂNEO.


Somente assim, alunos que hoje estão nas salas de aula, mas que amanhã serão trabalhadores, poderão dizer que foi através da gestão, que de forma atuante suprimiu a evasão escolar, e estes mantiveram suas posições, aprendendo e compreendendo o sentido de mundo. Se a gestão não investir neste sentido, como estes que são alunos se tornarão trabalhadores eficazes amanhã, se não conseguiram ser orientados na escola?

O que vemos hoje são alunos que se sentem discriminados dentro de suas próprias famílias, dentro da escola são deixados de lado, sente-se como se não fizesse parte deste mundo. Como alguém assim poderá ter sucesso no futuro? Como este poderá ser um trabalhador produtivo? Esse aluno olha para fora de sua janela da vida e ve que outros alunos de escolas particulares possuem oportunidades que ele nunca terá. O que fazer? Se existe uma barreira social algo precisa ser feito.

 

O desafio para a gestão será diminuir o abismo social entre a escola pública e a privada, não na questão financeira, mas mostrar que tudo é possível para aquele que luta pelos seus objetivos, levando o aluno a se comunicar de forma oral e escrita, pois isto viabiliza a compreensão dos métodos científicos, privilegiar a práxis social, não só na teoria, mas fazer a escola, os alunos, os docentes e os pais a refletirem sobre suas práticas sociais. Isto é “assegurar melhor qualidade cognitiva e operativa das experiências de aprendizagem”, não é o que LIBÂNEO nos orienta?


Só assim, este aluno estará pronto a ser um trabalhador, pois será uma peça chave, estratégica para a produtividade.

É preciso que o gestor deixe o discurso (teoria) de lado, partindo para uma prática onde não haja diferenças sociais dentro de sua escola, onde o aluno sinta-se como parte do mundo, preparado para ele e sujeito histórico de sua própria vida.

Referências:

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: MF Livros, 2008.

 

“As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão” - Acácia Z. KUENZER - https://drb-assessoria.com.br/AsmudancasnomundodotrabalhoeaEducacaotexto2.pdf
 
Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.