AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO
24-03-2012 16:40
Ao ler o texto de Acácia Z. KUENZER, percebemos que além do teor histórico da educação e também do mundo do trabalho, vemos que ela nos leva a comparar como foi no passado, o que é agora e o que teremos para o futuro.
Somente assim, alunos que hoje estão nas salas de aula, mas que amanhã serão trabalhadores, poderão dizer que foi através da gestão, que de forma atuante suprimiu a evasão escolar, e estes mantiveram suas posições, aprendendo e compreendendo o sentido de mundo. Se a gestão não investir neste sentido, como estes que são alunos se tornarão trabalhadores eficazes amanhã, se não conseguiram ser orientados na escola?
O que vemos hoje são alunos que se sentem discriminados dentro de suas próprias famílias, dentro da escola são deixados de lado, sente-se como se não fizesse parte deste mundo. Como alguém assim poderá ter sucesso no futuro? Como este poderá ser um trabalhador produtivo? Esse aluno olha para fora de sua janela da vida e ve que outros alunos de escolas particulares possuem oportunidades que ele nunca terá. O que fazer? Se existe uma barreira social algo precisa ser feito.
Só assim, este aluno estará pronto a ser um trabalhador, pois será uma peça chave, estratégica para a produtividade.
É preciso que o gestor deixe o discurso (teoria) de lado, partindo para uma prática onde não haja diferenças sociais dentro de sua escola, onde o aluno sinta-se como parte do mundo, preparado para ele e sujeito histórico de sua própria vida.
Referências:
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: MF Livros, 2008.
———
Voltar