BIOÉTICA

15-10-2010 09:12

BIOÉTICA

Para se entender um assunto tão atual como a Bioética, é preciso compreender cinco pontos, esses são os princípios bioéticos, vamos a eles:

1. Princípio da autonomia: Esse requer do profissional respeito à vontade, o respeito à crença, o respeito aos valores morais do sujeito, do paciente, reconhecendo o domínio do paciente sobre sua própria vida e o respeito à sua intimidade. Este princípio gera diversas discussões sobre os limites morais da eutanásia, suicídio assistido, aborto, etc. Exige também definições com respeito à autonomia, quando a capacidade decisional do sujeito (ou paciente) está comprometida. São as pessoas ou grupos considerados vulneráveis. Isto ocorre em populações e comunidades especiais, como menores de idade, indígenas, débeis mentais, pacientes com dor, militares, etc. Com relação à ética em pesquisa, gera o princípio do "termo de consentimento livre e esclarecido" a ser feito pelo pesquisador e preenchido pelos sujeitos da pesquisa ou seus representantes legais, quando os sujeitos estiverem com sua capacidade decisional comprometida.

2. Princípio da beneficência: assegura o bem-estar das pessoas, evitando danos e garante que sejam atendidos seus interesses. Trata-se de princípio indissociável ao da autonomia.

3. Princípio da não maleficência: assegura que sejam minorados ou evitados danos físicos aos sujeitos da pesquisa ou pacientes. Riscos da pesquisa são as possibilidades de danos de dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano, em qualquer fase de uma pesquisa e dela decorrente. Dano associado ou decorrente da pesquisa é o agravo imediato ou tardio, ao indivíduo ou à coletividade, com nexo causal comprovado, direto ou indireto, decorrente do estudo científico.

4. Princípio da justiça: exige eqüidade na distribuição de bens e benefícios em qualquer setor da ciência, como por exemplo: medicina, ciências da saúde, ciências da vida, do meio ambiente, etc.

5. Princípio da proporcionalidade: procura o equilíbrio entre os riscos e benefícios, visando ao menor mal e ao maior benefício às pessoas. Este princípio está intimamente relacionado com os riscos da pesquisa, os danos e o princípio da justiça.

Temos que entender, portanto, que nesses cinco princípios, um está ligado ao outro, um não pode sobreviver sem o outro.

Prof. Fernando Pereira

15 OUT 2010 – para Centro Universitário Claretiano – www.claretiano.edu.br

Referências:

https://www.unisul.br/pesquisa/cep-unisul/bioetica.html?uid=20c6a2808b8645719823ef11829dbed8
https://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/filosofia/filosofia/etica/bioetica
https://web2.cesjf.br/sites/default/files/images/Princ%C3%ADpios%20de%20Bio%C3%A9tica(1).doc
https://issuu.com/geneticaesociedade/docs/bio_ticajnb
https://pt.shvoong.com/social-sciences/1783810-que-é-bioética
https://www.unisul.br/pesquisa/cep-unisul/bioetica.html

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.