EDUCAR PARA E PELA CIDADANIA DESDE A INFÂNCIA

27-03-2012 00:14
Educar para e pela cidadania desde a infância

 

“...os sonhos não bastam. Eles precisam da ajuda da Inteligência. Acontece que a Inteligência tem ideias próprias: só funciona quando um Sonho (ainda que bem pequeno) lhe dá ordens. É inútil obrigar a Inteligência a aprender mil coisas que estão ligadas aos Sonhos. A Inteligência esquece logo (porque é inteligente!). O que sobrou em você de tudo o que você aprendeu na escola? Você esqueceu, porque aqueles saberes não eram resposta aos seus sonhos”. (ALVES, pg.9, 2003)


Essa questão “de que a escola é o espaço onde se aprende a lidar com as diferenças e as divergências” deveria ser algo não só teórico, mas prático. Temos visto que em muitos casos, é claro que toda regra tem uma exceção, o Mestre Paulo Freire mesmo nos alerta para que todos os envolvidos na escola com a criança o respeito é a ferramenta primordial para o desenvolvimento desta.

E como tratar uma criança que é desrespeitada na família e não se sente amparada na escola?


Se na escola é onde se aprende a ler e escrever e também viver respeitosamente (o texto de Ângela Antunes, Julia Tomchinscky, Francisca Pini) nos mostra que é lá na escola que aprenderá a se socializar e também promove a justiça social.


Mas que justiça é essa? Onde de início, gestores que são cobrados pelas Secretarias de Educação, que cobra os professores, que cobram os alunos... é uma cadeia de cobranças de resultados. E muitas vezes esses resultados não são em prol ou visam à criança e sua formação.


Rubem Alves diz que sonhar não basta, não podemos apenas ter um sonho utópico que a escola será a salvação da criança no sentido de formação da sua cidadania. É preciso que esta escola mostre o caminho para esta criança de que ela não está só, que ela vive em comunidade, mostrar o sentido de coletivo, que ela entenda que mesmo com tanta violência e corrupção, o mais importante é aprender que existem direitos, deveres e conceitos de valores.

 

Mesmo que fazer o bem ande na contra mão do que a mídia mostra, a escola tem por obrigação mostrar para esta criança que devemos cumprir as leis, mesmo que os exemplos sejam contrários (a inteligência diga não) é preciso que os sonhos dessas crianças sejam regados, para crescer e florescer.

 

Educar para e pela cidadania é levar a criança ao diálogo e a reflexão para que possa primeiramente se respeitar e depois respeitar o próximo.

 

É preciso mostrar o lugar da criança na sociedade e essa é a função do professor (educador), não deixar que as coisas aprendidas na escola sejam esquecidas, mas sim, num sentido de vida, levar essas crianças ao bem estar e a uma vida cidadã e de compreensão de mundo.


O individualismo tem que ficar de fora de nossas salas de aula, de nossas escolas, a criança tem que compreender que não está só, não é uma ilha, mas ela vive e compartilha de um mundo, de sonhos e esperança para um futuro melhor não só para si mesma, mas para todos. E ela é uma peça importante na construção de seu sonho e daqueles que a rodeiam.


Referência Bibliográfica:

 

ALVES, Rubem. Conversas sobre Educação. Campinas, SP: Verus Editora, 2003.

https://siteantigo.paulofreire.org/Noticias/NoticiaEducarParaEPelaCidadaniaDesdeAInfancia - acesso 27 de março de 2012 – 09:07 horas.