OLHAR MISSIONÁRIO - NATAL NA CHINA
25-12-2011 08:48Natal na China
Natal era algo desconhecido na China há alguns anos atrás. Alias, para muitos chineses ainda o é.
Porem hoje nas cidades grandes por onde você passar verá arvores de natal, pisca-pisca e até presépios. As decorações de natal em muitos restaurantes e lojas perduram o ano todo, de natal a natal. Por mais que lojas e supermercados hoje vendam artigos natalinos, muitos ainda estão longe de conhecer o verdadeiro sentido do natal.
Com o rápido e grande desenvolvimento econômico e social na china, a identificação com qualquer costume ou característica ocidental torna-se sinônimo de modernidade, e assim acabam fazendo do natal uma oportunidade comercial.
A falta de entendimento do natal pode ser vista pela forma de como é celebrado, vale tudo: desde passar a noite inteira bebendo com amigos até apresentações em escolas com musicas e atividades que não tem ligação nenhuma ao nascimento de Jesus.
Isso porque, se você perguntar quem é Jesus, com certeza muitos não saberão responder ou poderão falar que já ouviram, mas nada sabem sobre ele.
Certa vez um chinês foi convidado para participar de uma festa de natal, e ele perguntou ao seu amigo, se Papai Noel era Deus. Então lhe foi explicado que Papai Noel é um personagem criado no ocidente e que na verdade não tem relação nenhuma com a verdadeira historia; o nascimento de cristo. Pela primeira vez depois de 22 anos o jovem chinês teve a oportunidade de ouvir sobre a vinda do filho de Deus – Jesus.
Historias como essa se repetem ano após ano. Por isso enquanto muitos se beneficiam economicamente, os cristãos têm encontrado oportunidade de levar a mensagem de amor e esperança aos corações.
Devido à curiosidade em relação ao “FESTIVAL NATALINO” - (termo usado pelos chineses para se referir ao natal), muitas perguntas surgem, duvidas questionamentos e até mesmo interesse em celebrar; isso leva muitos ao conhecimento da verdade sobre o Filho de Deus.
Embora haja essa oportunidade de compartilhar o evangelho no natal, na pratica não há tanta liberdade assim, apesar de o governo declarar liberdade religiosa no país.
Como estrangeiro você pode exercer a sua fé desde que você não compartilhe ou influencie alguém com sua religião. Em outras palavras é proibido compartilhar qualquer expressão de fé e religião.
Vocês não dizem: “daqui a quatros meses haverá a colheita”? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita. João 4.35 NVI
O natal está se aproximando, os campos estão brancos, almas sedentas para conhecer o propósito de suas vidas, cristãos trabalho em prol para que o evangelho seja compartilhado e o Espírito Santo tem tocado os corações; o momento é AGORA.
A oração de um justo é poderosa e eficaz. Tiago 5.16b NVI
Por isso seja um intercessor, enquanto você estiver com sua família e amigos celebrando o natal, lembre-se daqueles que nem sequer sabem que JESUS nasceu e quanto mais que morreu por nossos pecados e ressuscitou.
Nossa oração é que não somente neste ”período”, mas em todo tempo, Jesus venha a nascer no coração de muitos!
Feliz Natal
Texto por F. H. e R. P.
———
Voltar