PUBLICAÇÃO DE ARTIGO NA REVISTA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

07-08-2017 23:14

O artigo com o título: O bullying escolar e a ferida identitária, é um tema importantíssimo nesta hora, onde se evidencia um avanço impiedoso do bullying extremo, advindo com o jogo Baleia Azul e outros, levando crianças, adolescente e jovens, a se envolverem em casos de violência extrema, automutilações e nos casos mais graves, os suicídios.

Tudo isto evidenciando um mundo onde as vítimas cada vez mais são alvos fáceis, devido a depressão, a perseguição, discriminação e opressão escolar, abandono e falta de amor e carinho dentro dos lares, ansiedade extrema, quadros psicopatológicos e tantas outras causas que a cada dia os tornam frágeis e aptos a serem recrutados para o fim trágico.

Assim, o artigo traz como pressuposto que a criança que passa grande parte de sua vida dentro da escola e tem a formação de sua identidade neste ambiente, pode sofrer alterações ou até mesmo ter suas vidas afetadas no contato e na vitimização da violência escolar através do bullying.

Na formação da identidade da criança, momento em que se reconhece como um ser único, um indivíduo, é responsabilidade de a escola mostrar o caminho correto para que esta não venha a sofrer agressões que poderá fazer com que tenha uma ferida identitária e a leve para a vida toda.

A escola precisa através de seus agentes estarem atenta no ocorre dentro de suas fronteiras, para que depois não seja taxada de omissa no seu papel de construtora de identidades.

Temos que olhar para o futuro com esperança, de que haverá uma escola melhor, repleta de paz. E para isto precisamos envolver todos nesse processo, pois quando todos pensam, comparam e concluem, certamente teremos a construção de uma cultura de paz para a nossas escolas e para nossas crianças.

Aproveitando o movimento que se levanta não só no Brasil como no mundo, reagindo em busca de uma conscientização e sensibilização a respeito do bullying, assim, coloco-me a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

 Atenciosamente.

 PROF. FERNANDO PEREIRA

Acesse o artigo completo publicado pela Revista CIência Contemporânea da FACEG - Faculdade de Educação de Guaratinguetá (UNIESP)

Acesse o link: https://uniesp.edu.br/sites/guaratingueta/revista.php?id_revista=31#

 

 

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.