UMA SÍNTESE REFLEXIVA

05-08-2011 07:41

 Uma síntese reflexiva.

 Inicio esta reflexão com uma pergunta: Será que toda reflexão mesmo sendo referente à formação, ela precisa ser ligada de alguma forma a ciência?

 A resposta é sim, pois esta nos explica tudo a respeito sobre mundo, nos levando a compreender os lados físicos e metafísicos, respondendo a tantas dúvidas que certamente faz com que o ser humano olhe a sua volta e aprenda com o que está acontecendo.

 Platão dizia que o mundo que vemos e observamos é uma ilusão, mas temos que entender que o conhecimento é uma crença justificável, isto é, ao observarmos o que se passa ao nosso lado, mesmo que a ciência sendo mutável e não muito clara esta interpreta o mundo, nos revela seus fundamentos e é pela razão que interpretamos e experimentamos todos os seus efeitos.

 Quando trazemos isto para nós professores vem a nossa mente de imediato aquilo que é real, não nos guiamos pelas teorias, mas sim pelo confiabilismo, pois para que o conhecimento seja uma crença não devemos apenas produzi-lo, mas primeiramente tem que ser confiável para podermos ver as possibilidades que são pertinentes a este conhecimento.

 “Todos os objetos da razão ou da indagação humanas podem ser divididos em dois tipos...relações de idéias e questões de fato” (David Hume) (1)

 É claro que o professor para se ensinar seja a área que for, e esta estiver ligada a ciência precisara avaliar suas concepções, rever suas experiências, fortalecer suas posições e refletindo sobre tudo isso, este, certamente formara um alicerce.

 Estudar ou refletir sobre temas da ciência é papel daquele que pretende adquirir conhecimento, e não tratar assuntos científicos, pois isto é papel dos cientistas, nós somos professores e para tal devemos conhecer os recursos tecnológicos, abordar os assuntos e conceitos que falam de matéria, energia e espaço e relacioná-los com o ser humano. Relacionar idéias e indagá-las, pois é isto que precisamos fazer com nossos alunos.

 Este assunto é interessantíssimo, pois sou professor de filosofia, e em minha experiência em sala de aula tanto no ensino fundamental como médio, é maravilhoso quando se encontra a porta que dá acesso ao conhecimento. O sorriso estampado no rosto e a sensação de dizer: Era assim! É formidável.

 Juntar conhecimento, formular hipóteses e comprová-las é a forma mais incrível de se ganhar e transmitir conhecimento, é levar aquele que está envolvido com esses problemas, sejam eles matemáticos, químicos, físicos ou de outra natureza ao raciocínio, justificar as crenças e as afirmações baseando-se na natureza, na ciência e nas experiências.

 O fim justifica os meios, pois quando examinamos as questões, verificamos os fenômenos naturais, estudamos as teorias científicas, isso tudo só tem um objetivo que é chegar a uma verdade, e para isto precisamos atentar para as questões éticas e morais, questões de fé (religiosas) e as questões culturais. Nisto conheceremos tanto as nossas concepções como também as do aluno, foi o que Piaget fez e nos mostra o caminho a ser percorrido.

 “Se buscas realmente a verdade, deves ao menos um vez em tua vida duvidar tanto quanto possível, de todas as coisas”. (Descartes) (2)

 É preciso ficar atento as idéias dos alunos e estimulá-los a perceber o que está acontecendo ao seu redor, eles e nós precisamos pensar sentir e querer alcançar uma sólida e firme posição cidadã em uma sociedade que tem sempre dois lados da moeda seja nos julgamentos e nas relações.

 Quando eu mesmo chego à conclusão de que preciso a todo instante pensar e repensar valores que venha me nortear na direção correta, seja na formação do ser humano, eu preciso estar ligado a tudo quanto a ciência me der e absorver conhecimentos para poder transmiti-los àqueles que no futuro farão o mesmo que fiz.

 

 Prof. Fernando Pereira

 

REFERENCIAS:

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.